Nerd

Marie Curie (Momento Nerd e Radioativo)

22:45Huiolla Ribeiro

       Marie Curie (1867 - 1934) - Única pessoa a receber 2 prémios Nobel em áreas científicas

             É como eu sempre digo: Mantenha os amigos perto e os amigos amigos NERDS mais ainda e faça com que eles visitem o seu blog. Não, eu não fiquei maluca, pelo menos ainda não hahah. Fui apresentar a um amigo Joãosito (sigam ele no twitter @joaovcpimenta) o Blog e ele acabou me falando sobre Marie Curie. Você deve estar se perguntando: Marie Quem? Quem é essa? Sei disso porque eu também me fiz essa pergunta. E aí surgiu este post:


            Maria Sklodowska nasceu na Capital da Polônia, Varsóvia, em 07 de Novembro de 1867. Filha do professor de física e matemática, Wladyslaw Sklodowski e da cantora, pianista e professora Bronsilawa Boguska, a caçula entre cinco irmãos sempre se mostrou uma ótima aluna. Mesmo depois da morte de sua mãe e de sua irmã Marie sempre foi encorajada pelo pai a se interessar por ciência. Terminou os estudos aos 15 anos, trabalhou como professora particular. Aos 24 anos, se mudou para Paris com ajuda de uma de suas irmãs onde conheceu o  professor de Física Pierre Curie, com quem se casou em 1895 aos 28 anos e ganhou seu nome de casada: Marie Curie.
            Curie f
oi uma cientista polonesa que exerceu a sua atividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Premio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenômeno pouco conhecido) e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio polônio. Foi ainda a fundadora do Instituto do Rádio, em Paris, onde se formaram cientistas de importância reconhecida. Em 1922 tornou-se membro associado livre da Academia de Medicina. Irène Joliot-Curie, recebeu pela mãe o segundo Premio Nobel da Química, em 1935, que lhe foi atribuído no ano seguinte à sua morte. O seu livro "Radioactivité" (escrito ao longo de vários anos), publicado a título póstumo, é considerado um dos documentos fundadores dos estudos relacionados com a Radioatividade clássica. Em 1995 seus restos mortais foram transladados para o Panteão de Paris, tornando-se a primeira mulher a ser sepultada neste local.            A sua filha, Éve Curie, escreveu a mais famosa das biografias da cientista, que foi amplamente traduzida em vários idiomas. 
 A sua filha, Éve Curie, escreveu a mais famosa das biografias da cientista, que foi amplamente traduzida em vários idiomas. Esta obra deu origem ao argumento de um filme de 1943: "Madame Curie", realizado por Mervyn LeRoy e com Greer Garson no papel de Marie. Foram também feitos dois telefilmes sobre a sua vida: "Marie Curie: More Than Meets the Eye" (1997) e "Marie Curie - Une certaine jeune fille" (1965), além de uma mini-série francesa, "Marie Curie, une femme honorable" (1991). O elemento 96 da tabela periódica, o Cúrio, símbolo Cm foi baptizado em honra do Casal Curie.

         E aí está onde surgiu o conhecimento sobre Radioatividade. E tem gente que pensa que a Mulher é o sexo frágil. Marie Curie, inteligente, batalhadora, forte e Radioativa. 

Obrigada João!  <3
           
     

You Might Also Like

0 comentários

Educação é tudo.

Popular Posts

Tumblr

Formulário de contato