news

Hedonômetro: Medidor de Felicidade do Twitter

16:51Huiolla Ribeiro


Um sistema de medição da felicidade que analisa de forma contínua as mensagens que circulam no Twiter permitiu que cientistas americanos medissem os estados de ânimos dos usuários. Esse medidor funciona graças a um programa de computador chamado hedonômetro que está disponível a partir desta terça-feira no site Hedonometer.

O programa coleta dados publicados no Twitter nos ultimos cinco anos e mede os altos e baixos no estado de ânimo dos usuários da rede social é capaz de analizar 10% de todos os tuítes enviados em inglês, dando uma ideia de humor da comunidade digital especialmente nos EUA.

Os pesquisadores descobriram que o dia 15 de abril (dia do atentado contra a Maratona de Boston) foi o dia mais triste medido em cinco anos pelo "hedonômetro", um pouco pior que o dia do massacre da escola de Newtown em Connecticut (14/12/12), e os dias mais felizes foram no Natal e Ação de Graças.

Este "hedonômetro" se baseia em cerca de 10 mil palavras classificadas em uma tabela de um a nove. No topo do ranking, a palavra "feliz" alcança 8,30 pontos e "hahaha", 7,94. Na lanterna, "acidente" recebe 2,60, "guerra", 1,80 e "prisão", 1,76. O sistema coleta todos os dias 50 milhões de tuítes de todo mundo por dia, segundo os cientistas da universidade de Vermont (nordeste) e a MITRE Corporation, uma organização de pesquisas sem fins lucrativos.

Os incentivadores do projeto querem ampliar os dados incluídos no "hedonômetro" para incluir entre outros, Gloogle Trends, The New York Times e Blogs. O sistema por enquanto só funciona com textos em inglês,  mas em breve coletará dados em 12 idiomas

You Might Also Like

0 comentários

Educação é tudo.

Popular Posts

Tumblr

Formulário de contato