Help texto

Writer's Block: Pânico Diante de Páginas em Branco

18:47Huiolla Ribeiro



Writer's Block: é um fenômeno envolvendo perda temporária da habilidade de continuar gerando conteúdo, geralmente por falta de inspiração ou criatividade (apenas esta definição frasal já justifica o motivo de eu estar duas semanas (sim, duas semanas) sem postar nadinha por aqui no blog).

Todo mundo que escreve provavelmente já teve algum tipo de bloqueio, seja por falta de criatividade pra criar uma postagem ou para desenvolve-la. A coisa fica séria mesmo, quando o tempo passa e você se desespera. Se você já passou por isso sabe o quão irritante e perturbador é. Se você ainda não passou por isso, saiba que é muito irritante e perturbador. Por isso, o post de hoje - toquem o couro de aleluia - é feito especialmente pra você que está passando ou vai passar por isso.





Writer's Block é um bloqueio de escritor, que pode ser causado por depressão e/ou ansiedade. Esse tipo de transtorno contrasta com a hipergrafia (transtorno que leva a pessoa a escrever de forma compulsiva e ininterrupta), que está mais ligada à mania, onde as mudanças ocorrem primeiramente no lobo temporal do cérebro.




O Writer's Block pode se tornar um problema crônico que pode durar anos e até décadas. Um exemplo é um escritor Henry Roth que teve um bloqueio de 60 anos - isso mesmo, SESSENTA anos que foi causado por uma combinação de depressão, problemas políticos e relutância em enfrentar problemas passados. No entanto, este é um caso raro, os bloqueios costumam durar meses ou semanas.





- Ouça músicas. Já ouviu falar que música é sempre o melhor remédio? Pois é, isto se aplica a praticamente tudo na vida, até pra bloqueios hahaha. Coloque pra tocar suas músicas favoritas e se permita viajar, cantar junto e se divertir.

- Exercite sua criatividade. Toque algum instrumento, dance, desenhe, fotografe, teste maquiagens, escreva frases inspiradoras, faça o que der na telha.

- Tire um pouco da pressão sobre você. Não se force a escrever. Escrever sem vontade, sem saber o que dizer é o fim. Tente não ficar fissurado(a), não trate isso como obrigação. Nem tudo o que você escreve deve ser "Uma Obra Prima Definidora da Sua Vida", se conforme com o que escreve, isso vai te poupar alguns cabelos brancos. Quando menos esperar o bloqueio vai embora.

- Comece pelo meio ou pelo fim. Parece estranho, mas escrever a introdução pode dificultar ainda mais esse início. Escrever pelo meio ou pelo fim, é uma forma de contrariar o "bloqueio de escritor". Então, tente começar pela parte do seu texto que mais te entusiasma.

- Escreva sobre não conseguir escrever. Depois de passar horas reclamando da vida por causa do bloqueio e de ouvir muitos conselhos, resolvi primeiramente parar, respirar e sofrer um pouco com isso, sozinha. Depois disso pesquisei na internet sobre esse tal bloqueio e descobri que não é letal. Então comecei a escrever sobre não conseguir escrever, e não é que funcionou?



Então agora vocês sabem porque andei sumida. Nunca fiquei tanto tempo sem postar e meu Deus já estava ficando maluca e morta de saudades. Uma pausa para uma coisa trágica: minha máquina de Scanner parou de funcionar, ou seja, o look do dia ilustrado não sairá com uma qualidade tão boa assim, #hashtag todos choram. Enfim, espero que se algum dia (e eu espero que não chegue este dia) vocês passarem por isso, essa postagem possa ajudar vocês. Foi difícil conseguir superar esse bloqueio sozinha, mas valeu a pena já que resultou nessa postagem que pode ajudar os outros também. hahaha 






You Might Also Like

2 comentários

  1. Ufa, ainda bem que passou, né? Curti o post! :D
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bloqueio criativo é algo que afeta quase todo mundo, já passei por isso e é muito ruim mesmo. Não sabia do caso desse escritor, que situação difícil, né? Amei o seu post, essas dicas me serão muito úteis. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/ (Tem sorteio rolando no blog, participa!)

    ResponderExcluir

Educação é tudo.

Popular Posts

Tumblr

Formulário de contato